[ NEGOCIAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS ]
- Fábio Castelo
- 5 de abr. de 2024
- 1 min de leitura

Se você já ouviu falar na expressão “medicina baseada em evidência” é porque há quem aplique a medicina sem evidência científica, pautada na experiência pessoal, no curandeirismo ou achismo sem qualquer validação. Quem aí não se lembra da pandemia onde médicos prescreviam cloroquina mesmo com evidências científicas contrárias ao seu uso já expostas pela EMA e FDA? Isso é a vida como ela é.
No ramo negocial também há quem pratique a negociação SEM quaisquer evidências: a) eu acho que ele fará assim logo agirei assim ; b) se ele não me responder até amanhã farei isso ( mesmo havendo prazo ); c) pela forma que ele falou não vai cumprir o acordo, etc.
Pense na negociação como um jogo de xadrez: a. você faz o seu melhor lance pensando nas possibilidades do seu adversário, ciente de que não conseguirá exaurí-las por completo; b. Ao jogar, seu oponente pode agir ou não do modo que previu; c. você só avalia e executa seu próximo lance “depois” dele ter jogado.
Não esgote a sua energia racional e emocional com pensamentos desnecessários após fazer o seu lance. Aguarde pacientemente o próximo round para jogar, sempre com base em EVIDÊNCIAS, com o que efetivamente está no tabuleiro, e não nas suas percepções individuais.
Comments