[ O QUE UM NEGOCIADOR PENSA DURANTE UM SEQUESTRO ]
- Fábio Castelo
- 4 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
CURIOSIDADE Não pensa em nada. Se surpreendeu com a resposta? Então acompanha.

1.Assim como nas crises de maneira geral, durante um sequestro as circunstâncias mudam a cada minuto. O que você planejou há 2 minutos já não é mais aplicável no momento seguinte, o que impossível se ter um roteiro.
2. Quando você “planeja” uma negociação você predefine a sua ideia e tende a se utilizar de FORÇA para emplacá-la a qualquer custo. Isso acaba resultando em uma comunicação de GANHA/PERDE na qual há prejuízo para ambas as partes;
3. Quando você preconcebe uma ideia, cria-se algo chamado de VIÉS DE CONFIRMAÇÃO: começamos a “fazer leituras de fatos e circunstâncias” de maneira que estas se encaixem em nossa ideia original. Na maioria das vezes você fecha o canal da OITIVA ATIVA para conversar consigo mesmo sobre formas de emplacar a sua ideia. Vira uma verdadeira batalha. Somente por comparação, um negociador de sequestro enviesado é como um um piloto de avião que perde a leitura dos instrumentos: elevam-se as chances de um evento fatal.
4. Quando se assume um viés, retira-se a dinâmica da mudança de acordo com as situações. Você reduz a capacidade de buscar soluções inovadoras rapidamente. Se você não tem um plano, então precisa pensar rápido, durante a situação? Não ter um plano específico não significa não estar preparado para colocar limites, não acatar exigências e se comunicar adequadamente. A ausência de um plano permite ao negociador se manter PROATIVO em todas as fases do processo se adaptando as novas circunstâncias, como em uma dança. Para se “estar preparado”, é muito mais importante possuir AMPLO REPERTÓRIO CULTURAL ( ferramentas ) do que velocidade de raciocínio.
Quando você chama um eletricista a sua casa, ele não planeja tudo o que fará com os fios no caminho? Pelo contrário: conduz a sua maleta com todas as ferramentas necessárias para encarar a situação quando ele a visualizar.
É assim que se trabalha, sem gastar energia mental desnecessária. Se você levar essa forma de pensar para a sua vida você deixa de se preocupar com besteiras, gasta menos energia, e terá uma vida mais leve e feliz.
Comments