[ PENSAMENTO POSITIVO OU NEGACIONISMO? ]
- Fábio Castelo
- 28 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
Em um mergulho de exploração a cavernas subaquáticas, Marcelo e Marlon ficam presos em uma fenda da qual não conseguem sair. Marcelo se desespera e começa a consumir mais Oxigênio.
Marlon pode assumir 2 comportamentos:
OTIMISTA ( PENSAMENTO POSITIVO ): acalmar Marcelo, demonstrando que ainda não tentaram todas as soluções possíveis para sair da caverna, pedindo a este que ajude-o a buscar soluções. Perceba que aqui há uma AÇÃO, um esforço envolvido.
PENSAMENTO NEGACIONISTA: acalmar Marcelo negando a existência de um perigo e limitando-se a orar afirmando que Deus solucionará a questão sem qualquer ação adequada.
Claro que a espiritualidade é importante em qualquer situação. Através dela renovamos esperanças e nos mantemos equilibrados. Porém, sem uma ação consciente e adequada, o divino não poderá se manifestar.
Após a Idade Média ainda se perdurou a crença equivocada de que as doenças eram castigos divinos. Ao NEGAR a ciência, a aglomeração de pessoas nas Igrejas facilitou a disseminação de doenças como a Gripe Espanhola ( 1918 ), Tuberculose, etc dizimando milhões de pessoas. Hoje ainda há pessoas que negam tratamentos medicinais em busca da cura exclusiva pela oração.
Ser OTIMISTA pressupõe realizar AÇÕES ADEQUADAS à REALIDADE APRESENTADA. Também pressupõe ter ACCOUNTABILITY.
Ser NEGACIONISTA pressupõe a entrega completa do problema ao divino para que ele resolva tudo pra você. Um negacionista não assume qualquer responsabilidade pelas consequências de suas omissões. Tudo vira obra do divino.
Qual destas posturas você mantém?
Commenti