[ PERDEMOS 44% DO QUE É FALADO ]
- Fábio Castelo
- 6 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

Nos primeiros minutos de um diálogo você presta atenção. De repente aparecem pensamentos diversos e você acaba retomando a atenção somente ao final, tentando conectar ideias soltas para reconstruir o que teria sido dito no meio da conversa. Ou então, alguém começa uma resenha com um argumento de que discorde e você passa o resto do tempo buscando por contra-argumentos para defender seu ponto de vista na primeira “respirada” que a pessoa der, sem prestar atenção a mais nada. Ou fica ansiosa(o) e tenta interromper a explanação apenas para não esquecer dos contra-argumentos que separou mentalmente para CONTRA-ATACAR.
Se vc apresenta os sintomas acima seu problema é AUSÊNCIA DE PRESENÇA. Mas fique calmo(a) pois há cura…
Segundo AMY CUDDY, em “44% do tempo” as pessoas não estão PRESENTES ao que é FALADO. Se vc considerar que passamos 33% do dia dormindo(😳) e que 44% de perda de informação equivalem a 44% de perda de VANTAGEM COMPETITIVA isso já é motivo suficiente para se aprender a estar PRESENTE. O segredo n° 1 de qualquer negociador é estar PRESENTE. Então vamos corrigir isso.
Quando vc lê um livro, um autor CODIFICA sua IMAGINAÇÃO em PALAVRAS. Durante a LEITURA sua ÚNICA função é DECODIFICAR as palavras e novamente “IMAGINAR” tudo o que o autor quis dizer, certo?
Numa conversa tem que haver EXATAMENTE o mesmo: sua missão é DECODIFICAR as palavras “verbais” e “IMAGINAR” tudo o que está sendo dito, sem se preocupar com contra-argumentos. Eis o motivo pelo qual o storytelling é extremamente efetivo na comunicação. Ele “inicia” o processo imaginativo do interlocutor forçando-o a ficar PRESENTE.
Quando “PRESENTES” capturamos mais informações, observamos mais incoerências e mantemos naturalmente a SIMPATIA de nosso interlocutor, pela ATENÇÃO que o damos, o que o faz se sentir IMPORTANTE.
Resumindo: NÃO OUÇA UMA CONVERSA. IMAGINE UMA CONVERSA. Tudo é IMAGINÁVEL. Basta Treinar.
Komentar