RS: FALHAS NO GERENCIAMENTO DE CRISE #3
- Fábio Castelo
- 9 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
A FASE 3 de uma gestão de crise é a RESPOSTA para o evento. Vamos a alguns protocolos desta fase:
FASE 3: RESPOSTA
CONTER E ISOLAR: A primeira prioridade durante uma crise é conter o dano e evitar qualquer agravamento da situação. Isso envolve a oportuna evacuação de pessoas E ANIMAIS em antecipação a ocorrência do evento crítico. EVACUAR APÓS A CRISE INSTAURADA SEQUER PODE SER CONSIDERADO UM PROTOCOLO E SIM UM ATO DE REMEDIAÇÃO. Protocolos preventivos de evacuação são frequentemente acionados nos EUA na iminência de furacōes, p.ex.
COMUNICAÇÃO: As partes interessadas ou envolvidas na crise devem ser informadas sobre a situação e as resposta dadas assim que possível. Algoritmos computacionais e a Internet podem ajudar na organização e catalogação dos chamados e respostas concluídos. Deve haver uma linha única de comunicação entre a gerência de crise e a população ( ouvidoria de crise ) para a centralização de dados, consolidação destes com o plano de contingência, definição de prioridades e manejo de recursos para resposta.
GERENCIAMENTO DE RECURSOS: É importante gerenciar os recursos existentes de forma eficaz durante uma crise. Isso inclui garantir que haja pessoal, equipamentos e fundos emergenciais SUFICIENTES para lidar com a situação crítica. Recursos extras ( como bens ou voluntários ) SEMPRE SERÃO bem vindos, devendo estes serem alocados e utilizados na EXECUÇÃO DO PLANO DE CONTINGÊNCIA, dando-se celeridade aos atendimentos.
Infelizmente a negligência estatal faz com que a sociedade civil tenha que responder à crise de per si. O problema é que sem centralização, hierarquização,organização e treinamento muitos recursos acabam sendo subaproveitados.
QUAIS FORAM AS FALHAS NESSA ETAPA?
→ RESPOSTA AUSENTE / INSUFICIENTE.
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