top of page

[ VIÉS DO INVESTIMENTO EXCESSIVO ]

  • Foto do escritor: Fábio Castelo
    Fábio Castelo
  • 6 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura


[JÁ GASTEI MUITA ENERGIA PRA JOGAR TUDO FORA ]


Certamente você já passou por alguma situação em que investiu muita energia e que, ainda que não compensasse continuar na posição, você perseverou. Sabe o porquê?

Vamos a mais um viés comportamental: o VIÉS DO CUSTO AFUNDADO ( SUNK COST ) ou VIÉS DO INVESTIMENTO EXCESSIVO.


Nosso cérebro trabalha constantemente em modo ECONOMIA DE ENERGIA. Assim, retirar-se de uma posição já definida ( ainda que prejudicial ) importa em refletir, tomar novas posições e, claro, GASTAR ENERGIA. É por essa “PREGUIÇA CEREBRAL” que acabamos por perseverar em uma linha, ainda que não nos traga BENEFÍCIOS.


Esse é o viés mais visto no mercado financeiro: traders compram um ativo e, mesmo com prejuízo e sem fundamento para mantê-lo em sua carteira, resolvem manter a sua posição acreditando solitariamente em uma recuperação improvável.


Ainda que conheçamos esse viés, por ser um dos mais arraigado em nossos hábitos, ele é difícil de ser evitado. Quantas pessoas você conhece que se mantém em um relacionamento tóxico ou casamento falido sem explicação? Esse viés pode ser uma das explicações: já se investiu muita energia para se “abandonar o barco.”


Também podemos explorar positivamente esse viés: ao permitirmos às pessoas participarem da construção/solução de um problema dificilmente elas abandonarão a ideia ou destruirão algo no qual já investiram a sua energia. Por isso é importante que o líder “envolva” os liderados em um projeto de construção conjunta. Em negociação, por exemplo, ambas as partes devem participar e construir a solução.


E aí? Você se lembra da última vez que manteve a sua energia investida em algo que, no fundo, sabia que não lhe traria maiores benefícios? Conta aí nos comentários.😉

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


CONTATO

Preencha o formulário abaixo.  Retorno em breve.

©2024 Copyright - Todos os direitos reservados.

bottom of page